domingo, 7 de janeiro de 2018

Pão de Batata Doce com Farinha Espelta



Ingredientes:

| 800 g de farinha de espelta branca 
| 600 ml de água tépida 
| 300 g de batata doce cozida 
| 2 c. (chá) de sal fino 
| 1 saqueta de fermento seco (11 g) 
| 3 c. (sopa) de sementes de girassol 
| 3 c. (sopa) de sementes de abóbora 
| 2 c. (sopa) de sementes de linhaça 
| 2 c. (sopa) de sementes de chia 
| 1 c. (sopa) de sementes de sésamo preto 
| 1 c. (sopa) de sésamo branco 
| 1 c. (sopa) de sementes de papoila

Notas:

1 . Os 300 g de batata doce são obtidos depois de a batata ter cozido e estar escorrida. Para cozer a batata, retire a pele e corte em pedaços. Leve a cozer em água fervente durante 10-15 minutos.
2 . As quantidades de ingredientes, assim como os tempos de levedação do pão deverão ser respeitados. Só desta forma irá obter um pão com um miolo macio e uma crosta bem estaladiça.
3 . Podem ser usadas as farinhas que mais gostarem e até podem misturar várias farinhas, desde que sejam respeitadas as quantidades totais.
4 . Para esta receita usei uma caçarola com 28 cm de diâmetro, pelo que rendeu um pão bem grande. Sintam-se à vontade para reduzir as quantidades de ingredientes para metade, nas mesmas proporções, e  assim fazerem um pão mais pequeno. Ou, se preferirem, usem as quantidades da receita e na altura de moldar o pão dividam a receita ao meio, fazendo dois pães.

Preparação:
1 . Numa taça larga misture a farinha e a água, usando um garfo ou uma colher de pau. Tape a taça com um pano e deixe a massa repousar cerca de 30 minutos.
2 . Adicione a batata doce, previamente esmagada com um garfo, o sal, o fermento e todas as sementes.
. Coloque a mistura na taça de um robot de cozinha e amasse usando o gancho de amassar a uma velocidade média-baixa, durante 20 minutos (se optar por amassar à mão, deverá fazê-lo durante pelo menos 10 minutos, amassando, esticando e dobrando a massa sobre ela própria várias vezes; deixe a massa repousar alguns minutos e volte novamente a amassar, esticar e dobrar durante mais 10 minutos).  A massa irá estar mole, pegajosa e húmida, mas suave e elástica. Não se preocupe, é normal e não caia na tentação de adicionar mais farinha.
4 . Tape a taça com um pano e deixe levedar à temperatura ambiente, num local seco, durante pelo menos 3 horas ou até a massa triplicar de volume.
5 . Após a massa ter levedado, tape a taça com película aderente e leve a refrigerar durante pelo menos 12 horas (a massa irá baixar de volume, não há motivo para preocupação).
6 . Transfira a massa para uma superfície enfarinhada, polvilhe com farinha e forme pequenas bolas, pesando porções de massa iguais (no meu caso deu para fazer 8 bolas de 200 g cada; se fizer apenas metade da receita, pese bolas de 100 g; em alternativa pode formar uma única bola, usando toda a massa).
7 . Disponha as bolas de massa dentro de um tacho ou caçarola de ferro (eu usei esta da Staub) previamente polvilhada com farinha e deixe levedar durante 1 hora.
8 . Pré-aqueça o forno a 220ºC.
9 . Coloque a tampa na caçarola e leve ao forno durante 30 minutos. Terminado o tempo, retire a tampa e deixe o pão no forno por mais 15 minutos, até que seja formada uma crosta dourada.
10 . Retire o pão do forno e deixe arrefecer sobre uma grelha.


in sweet-gula.blogspot.pt


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...