sábado, 6 de dezembro de 2014

Pão Essênio - Pão Vivo - Pão "Cru"


INGREDIENTES:
* Trigo germinado e sal marinho;
* Gergelim
* Nóz pecam
* ervas para temperar


1. GERMINANDO O TRIGO:

* Humedecer o trigo (deixe de molho o trigo por umas 8 horas, da noite pro dia);

* Escorra a água e deixe ao ar e ao sol de manhã até à tarde.



Quando a água pura e fria penetra uma semente seca dá-se início ao fascinante processo de germinação. A água permeia os tecidos embrionários da semente e ativa o DNA no seu núcleo germinativo.


2. PREPARANDO O MASSA:

* Triturar em migalhas (bata no liqüidificador, no moedor "de carne" ou no processador) e fazer finas fatias.


Com o trigo já germinado(2 dias esse aí) vamos bater no liquidificador

DICA: Se for fazer uma quantidade maior, bata aos poucos, ou seja, em mais de uma leva, pois a massa fica bem consistente e se o liquidificamor não for muito potente(como esse aí) pode encravar.



3. DAR FORMA AO PÃO:

Tradicionalmete fazem tipo um chapate-ostea-pão bem fininho, que por sua vez, esse formato faz com que o pão desidrate mais rápido. Mas esse fizemos de outro modo, pra variar um pouquinho!

A massa é muita fácil de modelar!! Vamos fazer uma trança.

Salpique o gergelim hidratado e um pouquinho de sal.




4. PREPARANDO O PÃO:




* Por de novo sob o sol e, quando este estiver no seu ponto mais alto no céu, virar ao contrário e deixar assim até assim até que o sol se ponha. 


Como ficou um pão gordinho, vai demorar um pouco mais para finalizar o processo! Se fizer um pão mais fininho, isto é, abrir e esticar bem a massa com um rolo, dependendo do dia, em 1 hora fica pronto! Portanto, o tempo que vai precisar ficar exposto ao Sol vai depender da espessura/forma que der e da intensidade da radiação solar!

Se não der para desidratar usando Sol, usa o esquema do forno ligado no limite pra desligar(mais fraco que o mínimo) e deixe o forno com a tampa semi-aberta. A idéia é que se extraia a água(desidrate!!) e não deixar assar!! Bem...vai fazendo o controle termodinâmico com as mãos e sentindo o flow, se está razoável a temperatura, se esquentar demais já sabe né, mata toda a turma!! Mas isso não vai acontecer *.* Vida + vida...




in "Umaaoom"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...