segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Como Fazer Manteiga de Frutos Secos ou Sementes

Manteigas de frutos gordos são provavelmente uma das melhores descobertas que fiz depois de me ter tornado vegetariana. Tornaram a questão do “o que é que eu vou barrar no pão?” muuuito mais fácil. E acreditem que neste momento não as deixo por qualquer outro creme de barrar, porque para além de deliciosas, e com um sabor concentrado de amêndoas, avelãs ou amendoim, também é um creme saudável, em moderação, pois contém gorduras saudáveis, alguma proteína, e fibra, ao contrário de muitos outros cremes, que praticamente só contém gordura.

Estas manteigas / pastas são também incrivelmente fáceis de fazer, talvez o único senão seja a questão do processador, que aconselho que tenha alguma potência, e que tenham atenção às dimensões e ao volume de oleaginosas que vão colocar. O procedimento segue-se mais abaixo, e como podem ver basta levar nozes, amêndoas, avelãs, macadamias, cajus (…) ao forno, tirar a pele se necessário, e triturar no processador de alimentos. O mais curioso é observar o que decorre dentro dele: uma manteiga farinhenta passa a uma manteiga cremosa de um momento para o outro porque são libertadas gorduras através do processo de trituração.


Algumas notas finais, fazer manteigas de oleaginosas fica bem mais económico em casa do que comprar já prontas, especialmente se também comprarem os frutos gordos avulso. A receita que se segue equivale a 1 chávena de manteiga, e depois de pronta aguenta em ótimo estado cerca de 1 mês no frigorífico.




COMO FAZER MANTEIGAS DE FRUTOS GORDOS OU SEMENTES
(1) Coloque cerca de 240g de avelãs / amêndoas / amendoins ou outro fruto gordo numa forma com papel vegetal, espalhados numa camada única, e leve ao forno durante 25 minutos a uma temperatura de 150ºC. Depois de ficarem tostadinhos, retire-os do forno, deixe arrefecer durante uns 10 minutos, e tente retirar-lhes a pele.
(2) Depois de retirar a pele às avelãs, coloque-as no processador de alimentos ( juntamente com uma pitada de sal, se quiserem) e triture até as avelãs ficarem reduzidas a farinha.
(3) Continue a triturar. Assim que a farinha do fruto gordo começar a libertar gordura, vai obter uma bola gigante de manteiga a girar com a lâmina da máquina, mas continue a triturar, até se ter desfeito completamente.



(4) A manteiga está pronta. Se provarem vão reparar que a pasta tem o sabor delicioso, torradinho, mas mais concentrado do que o sabor original do fruto gordo que utilizaram, por isso experimentem fazer com outros tipos de oleaginosas, porque cada manteiga é única!
Pode não ficar por aqui e juntar um adoçante natural maple syrup, ou outros que preferirem, especiarias como canela, e até cacau.



A minha sugestão: Creme de avelã e chocolate, uma espécie de Nutella, mas sem os açúcares, o leite e a gordura adicionada. Um creme perfeito para barrar no pão para acompanhar o pequeno-almoço ou lanche.
½ chávena de manteiga de avelã
1 colher de sopa de adoçante natural, como xarope de arroz, maple syrup, ou outros
1 colher de sopa de cacau em pó
Misture tudo muito bem, num processador de alimentos ou mexa com uma colher numa taça até obter uma pasta cremosa.



in compassionatecuisineblog.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...