terça-feira, 29 de setembro de 2015

Os Benefícios das Sementes de Chia



As Sementes de chia são nativas da América do Sul e têm sido a base de dietas maias e azetecas durante séculos.

Hoje, elas despertam o interesse de muitas pessoas pelos seus benefícios para a saúde e pelos usos na culinária. Acontece que as sementes de chia são uma rica fonte de nutrientes e antioxidantes.

Omega-3 os ácidos graxos

As Sementes de chia são ricas em gorduras poliinsaturadas, especialmente em ácidos graxos ômega-3. O Perfil lipídico das sementes de chia é composto por 60 por cento de ômega-3, tornando-se uma das mais ricas fontes de origem vegetal destes ácidos graxos – especificamente, de ácido alfa-linolênico, ou ALA. O ômega-3 nas sementes de chia pode ajudar a reduzir a inflamação, melhorar o desempenho cognitivo e reduzir o colesterol alto.

Fibra

A Fibra está associada com a redução da inflamação, redução do colesterol e regulação da função intestinal. As Sementes de chia são uma excelente fonte de fibras. 2 colheres de sopa representa um terço da dose diária recomendada de fibras por dia.

Antioxidantes

As Sementes de chia são ricas em antioxidantes que ajudam a proteger o corpo contra os radicais livres, envelhecimento e câncer. O perfil antioxidante da chia também as ajuda a ter uma vida útil longa. Elas duram quase dois anos sem refrigeração.

Minerais
Duas colheres de sopa de sementes de chia contêm:
- 18 por cento do DRI de cálcio
- 35 por cento de fósforo
- 24 por cento de magnésio
- cerca de 50% de manganês.

Estes nutrientes ajudam a prevenir a hipertensão e manter um peso saudável, e são importantes para o metabolismo energético e uma parte da síntese de DNA.

Saciedade

A combinação de proteínas, fibra e a ação de gelificação das sementes de chia, quando misturadas com líquidos contribuem para os seus efeitos de saciedade.

Sem glúten

As Sementes de chia não contêm glúten. Portanto, todos os benefícios nutricionais de sementes de chia podem ser obtidos com uma dieta isenta de glúten.

Substitui os ovos

A camada externa das sementes chia incha quando misturada com líquidos para formar um gel. Isto pode ser usado no lugar de ovos para baixar o colesterol e aumentar o teor de nutrientes dos alimentos.

Para fazer a substituição de ovos: misture 1 colher de sopa de sementes de chia com 3 colheres de sopa de água e deixe descansar por 15 minutos.

Pode ser digerida integralmente.
Ao contrário de linhaça, que também é rica em ômega-3, fibras e minerais, as sementes de chia não precisam ser moídas para a obtenção de seus benefícios nutricionais.

Dislipidemia

Um estudo publicado no “British Journal of Nutrition” mostrou que as sementes de chia usadas como uma fonte de gordura na dieta pode diminuir os níveis de triglicerídeos e de colesterol, aumentando o HDL ou o “bom” colesterol.

Regulamento de açúcar no sangue

As sementes de Chia podem desempenhar um papel importante na regulação dos níveis de insulina. Elas podem reduzir a resistência à insulina e diminuir os níveis anormalmente elevados de insulina no sangue.


in "Revista Alcalinize-se"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...