domingo, 22 de novembro de 2015

Bolinhos de batata e cenoura assados no forno




INGREDIENTES

  • 3 batatas grandes cozidas
  • 6 cenouras pequenas cozidas
  • 1 cebola grande picada
  • 2 colheres de sopa de salsinha picada
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 2 colheres de óleo vegetal 
PREPARO 


Use a proporção que você preferir de batata e cenoura. Eu tinha umas cenourinhas bem pequenas e resolvi aproveitar todas para a receita. O bom desta receita é que não tem quantidades exatas, e você pode facilmente conseguir o ponto da massa dos bolinhos apenas com as batatas cozidas e amassadas e as cenouras se utilizar. O resto é tempero. A cebola frita faz uma grande diferença nesta receita. O tempero fica por sua conta. Inspire-se e faça os bolinhos bem como você gosta. 


Descasque as batatas. Se as cenouras forem orgânicas não precisa descascar. Eu cozinhei as cenouras com a casca.


Coloque as batatas e cenouras em uma panela e cubra com água. tempere com sal, tampe e deixe cozinhar. Não deixe cozinhar muito, as batatas não devem ficar desmanchadas como para purê, mas devem ficar inteiras e mais firmes para que a massa dos bolinhos possa ser modelada.




Pique a cebola bem fininha. Aqueça o óleo em uma frigideira coloque a cebola picada para fritar temperando com um pouco de sal.





Deixe a cebola fritar até ficar bem dourada. Se quiser pode acrescentar ervas ou condimentos do seu agrado como páprica, orégano, etc.


Remova as batatas e cenouras da panela, coloque em um escorredor e deixe escorrer bem a água. Isto é muito importante para que a massa dos bolinhos fique bem firme e não aguada. Depois que a água escorrer bem coloque as batatas e cenouras em um prato fundo e amasse com um esmagador de batatas ou com um garfo. Não use o processador e muito menos o liquidificador.




Amasse grosseiramente deixando pequenos pedaços inteiros. Isto vai ajudar muito a encorpar e dar forma aos bolinhos.



Adicione a cebola frita, verifique o tempero, acrescente o que achar necessário. Adicione a salsinha picada e se quiser pode usar cebolinha verde ou outra erva fresca que gostar. A massa fica firme e fácil de modelar. Se a sua massa não ficar firme assim, adicione um pouco de farinha até dar o ponto. Se o fizer não esqueça de ajustar o tempero.





Modele os bolinhos em formato de croquete e leve a uma forma previamente untada com óleo. Se quiser pode usar papel vegetal (manteiga).





Leve os bolinhos para assar em forno pré aquecido a 180C por mais ou menos 30 minutos ou até que fiquem dourados. Sirva como acompanhamento ou como refeição principal acompanhado de salada e pastinha como eu fiz.
in vegana

sábado, 21 de novembro de 2015

Bolo de Maçã e Nozes


Ingredientes:

4 ovos
300 g de farinha de trigo + 2 colheres de sopa para polvilhar a maçã e as nozes
1 colher de sobremesa de fermento Royal
180 g de açúcar amarelo (se gostarem de bolos para o doce adicionem mais um pouco)
1 colher de sopa rasa de canela em pó
4 maçãs pequenas
1 mão-cheia de miolo de noz
150 ml de óleo de girassol
creme vegetal (margarina) para untar a forma


Método:

Ligue o forno dos 180ºC e unte uma forma de chaminé com creme vegetal (margarina).

Descasque as maçãs.
Coloque as cascas dentro de um liquidificador juntamente com o açúcar, os ovos, o óleo e a canela. Prima o botão até obter uma mistura homogénea. Junte o fermento e volte a bater alguns segundos.
À parte coloque a farinha dentro de um recipiente. Misture aos poucos o preparado liquido à farinha, mexendo sempre com uma colher de pau por exemplo. Corte as maçãs em pedacinhos, passe-as por farinha, tal como as nozes e envolva na massa.
Verta para dentro da forma untada e leve ao forno cerca de 25 minutos, dependendo dos fornos. Fique atento não convêm deixar secar muito, um bolo com um miolo ressequido perde toda a graça.
Espere que arrefeça para desenformar. Coloque num prato de servir e se gostar polvilhe com açúcar e canela.

in cozinhadaduxa.blogspot.pt



Bolo Vegan de Frutas sem Glúten nem Açúcar Adicionado!


INGREDIENTES


  • 500 g de frutas secas (ou 2 xícaras e meia)
  • xícara de suco de laranja natural
  • xícara de farinha sem glúten, pode ser arroz ou outra
  • 1/2 colher de sopa de fermento em pó 


PREPARO

Para esta receita eu usei figo turco, passas de uva, tâmaras e pêssegos. Você pode escolher as frutas de sua preferência, desde que mantenha a quantidade indicada na receita. Corte as frutas em pedaços grandes e coloque o suco de laranja para hidratar. Deixe descansando por alguns minutos apenas para hidratar as frutas com o suco. Acrescente a farinha e o fermento e misture bem para agregar bem os ingredientes. 


Unte uma assadeira retangular ou do formato que você preferir e coloque a massa para assar em forno pré-aquecido na temperatura de 180C por mais ou menos 45 minutos em fogo baixo ou até que esteja dourado.

Espere arrefecer para cortar. Fica maravilhoso. O doce das frutas secas e do suco de laranja são mais do que suficientes para fazer deste bolo uma delicia de receita saudável e com um lindo visual.   



in veganana.com.br 

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Tofu à Gomes de Sá



para 4 pessoas:

INGREDIENTES:
  • 500 gr. tofu
  • 1 kg batatas com pele
  • 2 cebolas médias
  • 50 ml de molho de soja
  • 4 dentes alho
  • azeitonas pretas q.b.
  • azeite q.b.
  • salsa q.b.
  • sal q.b.
PREPARAÇÃO:
Corte o tofu em quadrados pequenos e coloque num recipiente com o molho de soja. Deixe marinar cerca de 30 minutos. Leve o tofu ao forno pré-aquecido a 180º até ficar dourado. Entretanto numa panela coza as batatas com pele em água temperada de sal. Assim que estiverem cozidas deixe arrefecer e retire a pele. Corte as batatas em rodelas e reserve.
Corte a cebola em meias luas e refogue juntamente com os alhos picados e um bom fio de azeite. Assim que a cebola estiver macia e translúcida junte o tofu e depois as batatas. Envolva bem, junte as azeitonas e polvilhe com salsa picada. Bom apetite!
in receitas-tradicionais-portuguesas-veganas.pt/products

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Como Fazer um "Danoninho" Vegan!






Danoninho caseiro, sem bichinhos sem corante, sem conservantes, sem acidulantes, natural.
1 xícara de chá de tofu picado
2 xícaras de morango congelado
1/2 limão
Mel a gosto
Bater o tofu e o morango congelado no liquidificador ou multi processador.
Adicione o limão e mel a gosto.
Coloque na geladeira para adquirir a consistência desejada.
Pode ser colocado em formas de sorvete e levados ao congelador, adicione pedaços de morango se preferir.
É possível comer sobremesa saudável, bom proveito!


por Dr.Ricardo Vargas

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Hamburguer de MILLET (milho painço)

Ingredientes

1 xícara de painço
1/2 xícara de arroz integral cozido
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de água
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
1 pitada de pimenta-do-reino
salsinha e cebolinha à gosto

Preparo

Deixe o painço de molho em água por 8 horas. Escorra, lave, e leve para cozinhar com 4 xícaras de água até que a água tenha evaporado (cerca de 30 mins). Bata no processador ou liquidificador com os demais ingredientes – não é necessário processar muito.  Forme os hamburguers com as mãos e doure em uma frigideira ou chapa untada, ou asse.


in veggietal.com.br